segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sobre a Ceia de Natal, ou ,Confissões de uma aprendiz de cozinheira

Eu aos 7 anos com famíliares e amigos, aguardando a ceia de natal na casa da minha avó paterna.

 
Há certas coisas que não voltam... e outras que permanecem para sempre!

Quando eu era menina, o natal era uma grande festa familiar, quando todos os núcleos familiares, paternos e maternos, se reuniam, geralmente na casa de um dos meus avós, e compartilhávamos a mesma ceia de natal.
A medida que fui crescendo, alguns núcleos se desfizeram e alguns dos avós se foram... assim, a ceia foi diminuindo e cada um passou a celebrar separadamente.
Sinto imensa saudade da época em que entoávamos canções de Natal em torno da mesa, fazíamos uma oração de mãos dadas e ceávamos exatamente à meia noite, acompanhado de vinho e champanhe de pobre sidra. Todos aguardavam ansiosos, e a festa ia até de manhã.

O que ficou em mim foi o significado: reunião familiar para celebrar o nascimento de Cristo e a união. Odeio bebedeira no Natal e não consigo entender quem celebra esta data com churrasco... para mim perde todo o significado.

Desde a separação dos meus pais, há cerca de 15 anos, divido esta data entre os dois. Procuro sempre cear com minha mãe, nem que sejamos só nós duas (depois que casei, meu marido sempre me acompanha), e no dia 25 vou almoçar com meu pai onde ele estiver. Já virou minha tradição particular.

Mas a parte que mais gosto de tudo é preparar a ceia. Seja para quatro ou para trinta pessoas, lá estou eu com a barriga no fogão e mãos na decoração.

Agora a confissão, gosto de cozinhar sozinha viu! Uma ajuda para picar um tempero, ou lavar as frutas e as louças é sempre muito bem vinda, mas acho que toda cozinheira odeia gente metendo o bedelho na sua receita. Tô errada?
No máximo uma "união de geladeiras" quando alguém traz pronto um prato ou sobremesa e ajuda a compor a mesa.

O resto é se jogar na decoração e partir pro abraço \o/

Como este post já tá muito gigante, deixo para falar dos diferentes tipos de ceia e dicas de decoração de mesa uma outra hora ok.
Acompanhe, pois esse tema reeeeende...



4 comentários:

  1. Não se faz mais Natal como antigamente, uma pena.... muito bom ver esta foto, dá nostalgia! parabéns pela relíquia, faz bem à alma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão... por isso sentimos saudade. Mas o aprendizado que fica sempre vale a pena.
      Acho que os adultos deveriam pensar mais nas crianças antes de desistir das tradições.

      Obrigada por passar aqui e volte sempre!

      Excluir
  2. O natal era mais farto, tinha mais glamour. Com direito a roupas e calçados comprados especialmente para essa data. Mas, o mundo mudou e ele também. (Bruno Costa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Bruno, mandávamos fazer roupas para a ocasião.
      Sei que o mundo muda... mas vou tentar preservar algumas coisas para os meus filhos. Ah vou! rs
      Seja sempre bem vindo!
      bjks

      Excluir