terça-feira, 20 de novembro de 2012

Simpatia está fora de moda?

Certa vez, publiquei um manifesto numa rede social a cerca do modismo idiota de idolatrar atitudes grotescas e pessoas medíocres que acham que "ser autêntico" e "ter personalidade" significa necessariamente ser antipático, "do-contra", inconsequente (o típico "tô-nem-aí") e não ter respeito algum pela figura do outro.

Isso é inversão de valores, minha gente! É brega, é uma atitude simplesmente medíocre..

Quem me conhece já sabe o quanto isso me incomoda, mas recentemente tenho percebido um crescimento desse modismo que chega a ser ridículo e acho que vale fazer uma corrente contrária.

Já observaram quantos blogs de gente "sincera"  a gente vê por aí? A ignorância disfarçada de sinceridade.
É um bando de gente declarando se sentir incomodado com pessoas simpáticas, felizes, que as tratam bem e gostam de ser agradáveis. Como assim isso pode ser pior que pessoas excessivamente críticas, arrogantes e antipáticas???!!! Pelamor!!

Esse tipo de gente sempre existiu, mas tinham vergonha de declarar sua aversão à felicidade e educação alheia, até porque soa como inveja, e para mim não pode ser outra coisa...  aliás, pode ser falta de amor próprio, falta de vergonha na cara, falta de lote para capinar... ou coisa que o valha.
Mas principalmente,  isso descreve falta de PERSONALIDADE. Sim, porque quem precisa diminuir, desrespeitar ou discordar de tudo que é do outro para se sentir importante, especial e único, para mim não passa de um boçal sem personalidade alguma que necessita de rótulos para se sentir parte de uma "tribo", ou para ser visto como "o cult".

Acho triste! Sem querer generalizar, mas já generalizando: gente assim, que diz  "odiar gente" (principalmente as simpáticas), e que afirma viver muito bem assim, na maioria das vezes vive solitário, comete suicídio ou morre de overdose... porque diabos não vai logo em isolamento no Himalaia ou morar numa ilha deserta?

Bem, deixo o julgamento para quem quiser... apenas me perco ao tentar descobrir quando foi que ser simpático virou sinônimo de mediocridade. Será que até os valores têm que acompanhar modismos de internet?
É possível haver humor no mau-humor, é perfeitamente possível alguém simpático ter dias de mau-humor e antipatia e ter vontade de esganar alguém, mas fazer disso um estilo de vida e levantar essa bandeira como se fosse a única correta me parece ignóbil.
É esse tipo de gente que você quer atrair e conviver? Aquela que vai rir de sua dor e te ajudar a fundar ainda mais quando estiver passando por uma dificuldade? Aquela que não tem amigos, tem "seguidores", que não cria raízes, porque tudo para ela é descartável... Aquela com quem você terá vergonha de admitir alguma fraqueza, porque a resposta para tudo na vida dessas pessoas é sempre "mandar se fuder"? Não se iluda, pois é parte do modismo olhar apenas para o próprio umbigo e odiar críticas construtivas. "Se eu estou bem, você que se foda!"

Não sou doce (já fiu), nem simpática o tempo inteiro, e não sou de levar desaforo para casa. Pelo contrário, não tenho medo de brigar para defender o que acredito ou alguém que gosto... mas pode ter certeza que, para mim, o limite de nossos prazeres e de nossos atos é o respeito pelo próximo, e, com certeza, é isso que eu espero das pessoas que fazem parte do meus relacionamentos.

Na boa, se você é um Seu Lunga da vida, será respeitado por mim da mesma forma e às vezes até poderei achar graça, mas respeito é uma via de mão dupla e o meu jeito de viver não faz de mim menos autêntica que você.
Esse respeito é que definirá se podemos conviver um com o outro, ou não, simples assim.

Pois que se afaste de mim quem se incomoda com meu sorriso, porque ele pode acabar evidenciando a sua falta de amor próprio!!

Sigam-me os bons!

3 comentários:

  1. essa corrente é necessária, as pessoas estão se tornando ácidas, azedas e insuportáveis. e percebo que as crianças já estão assim, afinal, TÁ NA MODA! tenho dó dessas pobres criaturas, quando se tornarem adultas, e mais dó ainda de quem tiver a obrigação de suportá-las!!

    ResponderExcluir
  2. É tão esquisito este tipo de comportamento e diversas vezes fico confusa e até indignada, sem conseguir entender os motivos e objetivos das pessoas que escolhem agir desta forma. Nunca entendi o agir errado (consciente) e muito menos o rir e fazer piada do certo (muito pior se for consciente). Se TÁ NA MODA, vou incluir nas minhas preces antes de dormir um pedido pra que ela mude logo. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oremos, Thatá. Oremos!! rs
      Tb não entendo esse povo, definitivamente.
      Obrigada por passar aqui, linda. Volte sempre!
      Beijo grande =*

      Excluir