quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Caçador de Pipas

Para quem não sabe, sou chorona para caramba. (alguém não sabe?)

O fato é que choro com comédia romântica, novela, desenho, programa do ratinho... se ouço uma canção muito bonita, logo vem aquele arrepio e claro, olhos molhados.

Pois bem, acabei de enxugar algumas lágrimas com o livro "O caçador de pipas", que nem é novo, muito menos é a primeira vez que eu leio, mas que me emociona bastante. Quase a mesma sensação que tive terminar de ler "A menina que roubava livros" no início do ano, mas desse eu falo depois...



A história se passa a maior parte no Afeganistão, mas embora a maioria dos trechos mais chocantes estejam no final, num Afeganistão já devastado e tomado pelo Talibã, o que mais me chamou atenção foram as partes iniciais em que mostra a cultura daquele povo como quase ninguém houve falar. 
No pré-golpe comunista e pré-talibã, aquele era um país relativamente próspero, apesar da divisão em castas de diferentes etnias... conhecer um pouco mais disto me fez viajar um pouco, enquanto os conflitos do personagem principal me fazia refletir sobre o valor da amizade e o peso de nossas escolhas.

Talvez a principal reflexão do livro seja: que tipo de pessoa você quer ser?

São por duas coisas que acho que os livros sempre serão melhores que a versão em filme... primeiro, o livro te permite se posicionar no lugar dos personagens e com isso você realmente viaja e SENTE a paisagem, como se estivesse lá. Não achei ainda um filme que fizesse isso, mesmo com seus infinitos recursos visuais.
Segundo, no livro o autor descreve com detalhes os conflitos mentais e sentimentais dos personagens... assim você os entende melhor. Como captar isso fielmente penas com imagens?

Gosto muito de filmes também, mas na boa, se tem a história em livro, LEIA! Conselho de bibliotecária ;)

2 comentários:

  1. Também li esse livro e confesso que fiquei chocado! As lições que o livro traz são intensas e nos emocionam (também chorei)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só as pessoas sensíveis choram amigo... e só as seguras e maduras admitem isso =D

      Excluir