sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pequeno ensaio sobre os valores...

Vira e mexe me vejo matutando a cerca do comportamento humano. E minha última leitura reacendeu várias questões que talvez valha a pena sempre lembrar...

Qual o valor de alguém? Quais os valores corretos que alguém deve possuir, ou pelo menos, quais aqueles pelos quais realmente vale a pena lutar?

Postei uma reflexão assim há uns quatro anos no perfil de uma rede social.
Na época fiz uma crítica que levo para minha vida: a cruel e burra inversão de valores do mundo atual.

Ainda vejo a expressão de preocupação de un grande amigo meu (ele sabe quem é) quando me disse que admirava minha coragem, pois esta crítica que fiz me colocava num papel que depois me seria cobrado e eu teria que sustentar...

Pois bem, sinceramente não sei se sustentei tudo que disse. Mais sinceramente ainda, acho que hoje sou uma pessoa pior que naquela época ou qualquer outra anterior a ela... o que nos leva a mudar tanto? O que de fato permanece e nos identifica como indivíduos únicos, se somos assim tão mutáveis?

Acredito que a resposta para isso seja justamente os valores, que são o que efetivamente forma o nosso caráter.

Posso não ser a pessoa doce, quase pueril, que um dia penso que fui... posso não ser a pessoa forte e inatingível que um dia já pensarem que eu era... mas continuo sustentando os valores que aprendi, ou apreendi, ao longo da vida. 

Meu pai costumava sempre dizer "Minha filha, ser bom é uma escolha. Não a escolha mais fácil, mas a única escolha correta!". Ahhhh pai, o senhor tinha toda razão... não é nada fácil lutar contra uma natureza ruim, e uma sociedade pior ainda que cada vez mais esquece o que realmente vale a pena.

O que você faria para se sentir bem? para obter prazer? 
Vale ferir o outro? Vale ver no rosto de seus pais a decepção que você causou? Vale diminuir alguém para que, pelo menos por dois segundos, você se sinta maior que esse lixo que na maior parte do tempo você é?

Será que vale a pena continuar tentando ser alguém melhor?

Acho que nós todos estamos muito distantes da perfeição... mas também acho que aquele que tenta atingí-la tem muito mais chances de se aproximar dela do que aquele que nunca tenta.

Apenas acho....

Nenhum comentário:

Postar um comentário